sábado, 8 de novembro de 2014

FESTIVIDADE RELIGIOSA NO BAIRRO DA LIBERDADE



FESTA DE REIS EM 6 DE JANEIRO

 
Terno de Reis


Na Liberdade, acontece em 6 de janeiro, a Festa de Reis é uma tradição de origem católica que simboliza a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A festa começa no dia 5 e termina no dia 7 de janeiro. O largo da Lapinha é o lugar para onde seguem  os maiores festejos.

A festa consiste na visita dos ternos e ranchos que, de pontos diferentes da cidade para o largo da Lapinha se dirigem, a fim de renderem graças e entoarem os reisados. A romaria de ternos  e ranchos processa-se durante a noite de 5 de janeiro, na madrugada do dia 6 e o encerramento da festa se dá na noite do dia 7.

Os Ternos são formados de homens e mulheres ou somente de figurante de cada sexo. Os Ranchos são  constituídos somente de homens, tendo um figurante simbolizando o nome que identifica o conjunto, possuindo também o baliza e o mestre de danças. Ao chegar na Lapinha, os ternos e os ranchos visitam o presépio armado na parte externa da Igreja e depois se dirigem ao palanque armado no centro do largo,para realizarem as danças e cantorias, debaixo de aplausos dos assistentes que estão no local.

                  FESTA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO  
                                   EM 23 DE SETEMBRO
 


Manifestação católica de origem portuguesa acontece com missas nas igrejas e com a oferta de caruru pelos adeptos do candomblé. A comida é feita com quiabo cortado cozido no azeite de dendê, acompanhada de iguarias típicas da culinária baiana e servida inicialmente a 7 crianças. Nas ruas,  os adeptos aos santos fazem distribuição de doces, balas e bombons para a criançada.

FESTA DE SANTA BÁRBARA EM 4 DE DEZEMBRO




A santa é madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. No candomblé é Iansã, santa guerreira, senhora dos raios, dos ventos e trovões. Na Liberdade encontra-se uma Igreja de Santa Bárbara, mas as homenagens à santa, que duram três dias, iniciam-se com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde está a imagem da santa, sendo seguida de uma procissão que percorre as ruas do Centro Histórico, passando em frente do Quartel do Corpo de Bombeiros.
Durante a procissão, as imagens de Nossa Senhora da Guia, São Lázaro e São Nicodemus acompanham a imagem de Santa Bárbara. Com o encerramento da festa religiosa, ocorre a distribuição do tradicional caruru, preparado por voluntários e servido gratuitamente, acompanhado de muita bebida e animação.
IGREJA  SÃO     LÁZARO
HOMENAGEM AO SANTO EM 17 DE DEZEMBRO

                 




A Igreja de São Lázaro, fica na Rua Lima e Silva, 259, na Liberdade. Realiza missas toda segunda-feira, às 8 horas, com intensa participação popular. O dia de São Lázaro é 17 de dezembro e todo dia 17 de cada mês o santo é homenageado. A maioria dos fiéis busca um alívio para as dores com o óleo da unção, ou apenas uma proteção com a água benta jogada logo na entrada. Os que estão de passagem entram, recebem a água benta e retornam para recarregar as energias para enfrentar a vida. São homens e mulheres, crianças e velhos, todos eles bastante simples. A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Brasil,São Lázaro e São Roque .


Fontes:

http://www.infoescola.com/datas-comemorativas/folia-de-reis

 http://www.esoterismo.uaivip.com.br/cosme.html  http://tecnologiaseculturasalimentares.wordpress.com/paladar-tem-memoria/festas-e-sabores-brasileiros/festas-de-santos/festa-de-sao-cosme-e-sao-damiao/ 
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/09/novenario-da-festa-de-sao-cosme-e-sao-damiao-comeca-em-salvador.html

literatura.atarde.uol.com.br/?p=63






          



Um comentário:

Espaço do Saber disse...

As festas religiosas na Liberdade são muito difundidas e manifestadas pela população. São Cosme e São Damião, acredito eu, são os santos mais venerados pelos moradores do bairro, mas também não podemos esquecer de Santa Barbara que abre as festas populares na Bahia.