
Santo António com o Menino Jesus em pintura de Stephan Kessler
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Frade Franciscano e
Doutor da Igreja (Doctor Evangelicus) |
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Nascimento
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15 de agosto de 1191 em Lisboa,Portugal
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Morte
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13 de junho de 1231 (39 anos) emPádua, Itália
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1232, Roma por Papa Gregório IX
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30 de Maio de 1232, Catedral deEspoleto por Papa Gregório IX
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Principaltemplo
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Igreja de Santo António de Lisboa,
Lisboa, Portugal e Basílica de Santo António de Pádua,
Pádua, Itália
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livro, pão, Menino Jesus e lírio
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Portugal (padroeiro secundário), Lisboa (padroeiro
principal), Pádua, pobres, mulheres grávidas, casais, pessoas que desejam
encontrar objectos perdidos, oprimidos, entre outros
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Igreja de Santo António, em Lisboa, erguida sobre a casa onde segundo a tradição nasceu o santo português.

Aparição do Menino Jesus ao santo
Devido
à sua enorme popularidade, o seu onomástico¹ é comemorado com grandes festas em
todos os locais do mundo onde a devoção se enraizou, movimentando romeiros,
instituições sacras e profanas e também o comércio, e nas cidades onde os
festejos são tradicionais e importantes enchem-se os hotéis, pousadas e
restaurantes e as lojas oferecem recordações de variados tipos, que são
vendidas aos milhares.41 Em
Portugal se destaca a festa em Lisboa, sua cidade natal. Conceição Lopes
descreveu o cenário:
"A
festa de Santo António. De novo a Avenida da
Liberdade na avenida
enche-se e desfila com as marchas dos bairros. A festa cheira a sardinha e a manjericão.
Pela noite dentro come-se sardinha, brinda-se ao santo António e aos amigos da
casa, com vinho tinto. Saboreia-se a broa de milho, o pão com chouriço e o quente
caldo verde e tudo num intervalar de danças, de conversas e outras brincadeiras
no arraial do bairro. Fazem-se promessas, acertam-se namoros. O Santo António
tem a devoção das noivas, Se o
bendito Santo António / este ano me casar / cá voltarei para o ano / pôr flores
no seu altar, e celebram-se casamentos na Sé. O manjericão enfeita o trono
do Santo existente em cada bairro. Algumas fogueiras ainda se vêm resquícios
das velhas festas dos solstícios que celebravam o sol. Cortejos, procissões,
quermesses, romarias, bandas de música, teatro, animação de rua, carrossel,
gastronomia, barraquinhas do sai sempre, os bairros de Lisboa vestem-se da de
um imenso colorido a condizer com os comportamentos festivos em honra de Santo
António. A iconografia da festa do Santo António ocupa as montras dos
comerciantes da cidade e faz aumentar o negócio ao qual o jogo da Lotaria de
Santo António também rende homenagem e fiéis do jogo. Tudo bate certo, se
conjuga e harmoniza até o apadrinhamento do santo que desfila na procissão pela
cidade, ou do altar, assiste ao sermão na Igreja, parecendo dar a bênção à
respeitabilidade e seriedade da festa que o santo reconhece e as instituições
aproveitam".

No
Brasil o santo é comemorado com entusiasmo semelhante. Na região Nordeste uma das maiores festas se dá em Barbalha, no estado do Ceará, durando vários dias. Inicia com a busca
na mata de um pau que possa servir de mastro para a bandeira do santo, ocasião
já cercada de ritualidade. Antes do corte, é feita uma oração que pede
permissão à mata para a retirada e faz homenagem ao santo padroeiro, pedindo
sua bênção para que o percurso aconteça sem acidentes. Quinze dias depois
abrem-se os festejos com a celebração de uma missa onde os devotos oferecem
votos e presentes entre a cantoria dos repentistas, agradecendo as boas colheitas e a
prosperidade, seguida de uma grande procissão onde se carrega o pau da bandeira
até a frente da Matriz, quando a bandeira é hasteada entre fogos de artifício.
Diz a tradição que as moças que tocarem no pau da bandeira casarão dentro de um
ano. Em seguida as ruas da cidade se enchem com um cortejo de manifestações
folclóricas regionais, como o Reisado de Couro e de Bailes, a Lapinha, os
Penitentes e o Reisado do Congo, com suas lutas de espadas, acompanhados de
vaqueiros, quadrilhas, música de forró e
danças de capoeira, maculelê, maneiro pau e pau de fitas. A festa encerra no dia 13 de
junho com outra procissão com a imagem do santo carregada em um carro decorado,
que inclui o cortejo de vários outros santos venerados na região. Pela sua
importância a festa em Barbalha foi inscrita no registro de bens do patrimônio imaterial mantida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Também
pode ser citada como importante a festa em Campo Grande, a maior da cidade, da qual
António é padroeiro, subsidiada pela Prefeitura e contando com a participação
de cerca de cem entidades beneficentes, atraindo cinquenta mil pessoas de toda
a região que fazem suas devoções e ao mesmo tempo se divertem com shows, danças
e jogos. Em Borba a
festa de Santo António é a maior do interior do Amazonas, já tem mais de dois séculos de
tradição e a basílica da cidade é a única da região Norte a
possuir uma relíquia do santo. Em Salvador, na Bahia,
o santo é reverenciado em praticamente todas as paróquias com a celebração da trezena, procissões e carreata, culminando com
a missa festiva no dia 13 de junho, havendo duas igrejas com seu nome em que as
festividades são bem mais intensas, quais sejam, Santo Antônio Além do Carmo, no centro
histórico de Salvador e
em Santo Antônio da Barra, sem esquecer a tradicional distribuição do pão bento. Em Osasco, no estado de São Paulo, a festa foi incluída
oficialmente no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Boqueirão, no estado de Minas Gerais, comemora sua festa há 267 anos,
atraindo romeiros de várias regiões de Minas, Goiás e Brasília ao
longo de dez dias de festejos.
No
sincretismo religioso, Santo António é conhecido no Candomblé como Exu, o orixá da
comunicação. Também é
identificado com Ogum,
deus da guerra, também capaz de abrir os caminhos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa
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